sábado, 31 de outubro de 2009

Halloween

Hoje há Halloween ou noite das Bruxas. Comemora-se na véspera do dia de Todos os Santos, mas é uma tradição pagã iniciada no séc. V DC, proveniente dos Celtas. Esta data no calendário céltico comemorava oficialmente o fim do Verão, o fim da terceira e última colheita do ano, o armasenamento das provisões para o Inverno, o regresso dos rebanhos do pasto.
Uma das lendas de origem celta, diz-nos que os espíritos de todos os que morreram ao longo do ano, voltariam à procura de corpos vivos para usar no ano seguinte. Para que os vivos não fossem possuídos, na noite do dia 31 de Outubro, apagavam tochas e as lareiras das casas para que elas se tornassem frias e desagradáveis. Colocavam fantasias e desfilavam, sendo tão ruidosos e destrutivos quanto possível a fim de assustarem os que procuravam possuir os vivos. Este povo acreditava em todas as leis espaciais e temporais, logo, acreditava que o mundo dos mortos se misturava com o mundo dos vivos.
A tradição do Halloween foi levada para os Estados Unidos em 1840 por emigrantes irlandeses, ao fugirem da fome que avassalava o seu país. Passa a ser conhecido como "Dia das Bruxas".

A palavra "Halloween" tem origem na expressão "All Hellow's Eve" que significa "véspera de Todos os Santos". É uma tradição que chegou recentemente à Europa, uma comemoração inofensiva que hoje diverte crianças e adultos. Usam-se fatos e/ou maquilhagem de bruxas, como um Carnaval antecipado,fora de tempo, a par com as famosas palavras "trick-or-treat?". É ainda o dia em que muitas crianças escondem os dentinhos caídos sob a almofada, à espera de um presentinho da Fada dos Dentes.

Este ano o Vaticano surgiu com a teoria da "festa anticristã", como se daqui viesse mal ao mundo. Já cá tardava! Vá lá, esta posição não é partilhada pelo secretário da Conferência Episcopal Portuguesa (o que para mim tanto se me dá)!...
Bruxas(os) e gatos pretos? Vá de retro!...
Só acredito em fadas! e fados (com as diferentes sinonímias)!...LOL

1 comentário:

Rosa dos Ventos disse...

Concordo com o que dizes mas não sou fã do Halloween! :-))

Abraço