terça-feira, 31 de agosto de 2010

Férias III

Um Forte com muita história, lindo por dentro e por fora: o Forte de Peniche.



A cidadela do Forte iniciou-se em 1557 e ficou concluída em 1570, reinado de D. Sebastião.
Em 1580, um exército inglês de doze mil homens desembarcou na Baía de Peniche com a missão de auxiliar as pretensões do regente do reino, D. António, prior do Crato e com o objectivo de tomar Lisboa, que já se encontrava sob o domínio espanhol. Este exército britânico encontrou forte oposição nas cercanias da capital, o que os levou a retirar sem glória, reembarcando em Cascais para terras de Isabel I. Deste modo, Portugal foi abandonado pelos seus britânicos "amigos de Peniche".

Foi restaurado ao longo da sua existência, concluído definitivamente em 1645 mas, não serviu só de fortaleza, servia também de calabouço. Aqui está um parlatório (do séc. XX,claro!), do tempo em que no forte estiveram presos de "outras guerras". Não há acesso às masmorras que na maré cheia faziam com que os presos ficassem com água (gélida!) até ao pescoço.
Muito bom (hoje) passar aqui por dentro, para que as memórias não ousem esquecer a escuridão de 40 anos, terminada na década de 70.

Férias II

Foto tirada não do mais, mas de um dos pontos mais ocidentais da Europa, já fragmentado pela erosão e, pelo menos à superfície separado da "Nau dos Corvos" com alguns pousados na rocha mais pequena. Claro que fotografei da pontinha do Cabo Carvoeiro, logo eu, que detesto precipícios.


Férias I

Descobri que este forte, fotografado nesta posição me faz lembrar um barco e...klic. Onde estou???




sábado, 28 de agosto de 2010

Os "coitadinhos"

dantes era assim...
Se são um problema para os respectivos países (Roménia e Bulgária) como não o serão para os outros países? Comparar a situação de expulsão dos ciganos romenos com um "novo holocausto", como se vê pela imprensa, é uma vergonha, uma afronta ao povo Judeu, que trabalha(va)), produz(ia) e contribui(a) para a riqueza das sociedades onde se inserem. Quem assim fala, foge totalmente à causa de fundo do holocausto. Além do mais, os ciganos estão a ser "pagos" pelo governo francês para serem repatriados, não estão a ser dizimados. Os outros, os cidadãos da restante Europa, não terão, eles sim, o direito de se sentirem descriminados quando são obrigados a andar legais, enquanto esta gente passa muito bem sem isso?
Isto a propósito de que hoje estive em visita a familiares no parque de campismo de S. Martinho do Porto. Pela "casinha" onde estávamos a almoçar passou um mercedes 3 vezes, sempre em sentidos diferentes, com 4 ciganos dentro. Quando saímos do parque para irmos beber a famosa bica que normalmente se segue às refeições dos tugas, estavam 2 viaturas da polícia de intervenção dentro do parque, outra da PSP e ainda uma segunda a chegar.
Fomos até ao café, voltámos e o "estado de alerta" mantinha-se. Afastámo-nos porque a informação que corria era que iam ser expulsas famílias ciganas, e como esta gente não usa fisgas...
A minha saída definitiva do parque coincidiu com a procissão de saída de 8 carros de alta cilindrada, que puxavam 8 roulotes qual delas a mais luxuosa, todos(as) de matrícula estrangeira. Os restantes campistas estavam em silêncio a assistir à cena.
Parece então que os "coitadinhos" fizeram disparate do grande. Pelo esforço que a maioria destes que chegam vindos sabe-se lá de onde demonstra a trabalhar e o empenho que revelam a tentar manter os seus impostos em dia...toda a gente acredita que aquele exibicionismo de equipamento de campismo de luxo, foi ganho com trabalho honesto...

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Adivinhem...

onde estão estes "cações" todos ao sol...Ainda não estava lá eu, claro!!!


domingo, 22 de agosto de 2010

Música de fim-de-semana

Sons re...ouvidos na calma do lazer.

sábado, 21 de agosto de 2010

Até k'enfim...

Agora a um ritmo mais lento...férias!...




sexta-feira, 20 de agosto de 2010

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Extinção...

Extinguem-se postos de trabalho. Esperemos que para bem dos alunos, da cultura e da evolução do País, senão...não valerá a pena meter crianças dos 3 aos 9 anos logo de manhã cedo numa carrinha de transporte escolar, mantê-las afastadas da residência, e transportá-las novamente ao fim do dia, chegando a casa já de noite em horário de inverno.
Nada que não tenha acontecido ao meu filho, por falta de resposta do ensino público pré-escolar na altura.

Os chicos-espertos


O chico-espertismo faz com que as regras básicas de cidadania sejam mandadas pela sanita quando dá jeito. Há 3 anos, no mês de Agosto, fiz férias no parque de campismo de S. Martinho do Porto, mesmo junto à baía. É também neste mês que decorrem umas festas locais, não sei se por tradição se por conveniência turístico/económica. O que sei é que junto ao parque de campismo existem uns terrenos devolutos, onde abancam companhias de circo e se montam palcos e sistemas de som para caraoke e tudo o mais que se lembrem. Noites houve em que apesar de estarem famílias inteiras a necessitar de descanso, só às 4, 5 ou 6h da manhã chegou o sossego àquele parque. Ah! as festas eram autorizadas pela Câmara de Alcobaça, claro. Mas o Presidente da Junta, que coordena este parque, não teve sensibilidade para defender os interesses dos campistas que, de manhã, mais pareciam zombies. Vários campistas avisaram aquela espécie de autarca que, se fosse para continuar o barulho nocturno, deslocar-se-iam ao Governo Civil com um abaixo-assinado.
Agora em Castro Marim adoptou-se igual sistema, uma discoteca ao ar livre. Isto porque dá lucro, visibilidade à região e, acima de tudo, porque não está perto das residências do presidente do município ou da vereação, claro!

Terroristas


O País está à mercê dos terroristas que lançam fogos e ficam a observá-los, sem castigos de maior. Setenta e um hectares ardidos até domingo passado é um horror. Horror maior é pôr-mo-nos na pele daquela gentinha que fica à espera que lhes salvem habitações e haveres. Mão pesada para a escumalha que lucra com a desgraça dos outros.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Os cobardes


Com a mania do puritanismo, palestinianos e afins não passam de estrunfes. Fracas figuras, com a mania que o deus Alá lhes concedeu poderes sobrenaturais, que passam por julgarem e condenarem no imediato à morte por lapidação aqueles que consideram terem cometido adultério. Esta triste "delegação de competências" de Alá, não passa dum acto dissuasor, e revela somente a fraca categoria destes homens, que têm necessidade de se afirmar pelo terror e não pelo seu desempenho positivo. Uma sociedade machista, onde os homens coabitam mais de perto uns com os outros do que com mulheres, onde é igualmente proibida por Alá a homossexualidade, não se ouvindo, no entanto, falar de homens mortos por lapidação por este motivo.
Raios partam esta organização social e estas estúpidas mentes perversas e cobardes, que negam às mulheres o direito a viverem como seres humanos dignos e as obrigam a usar o rosto coberto, porque na sua imensa aleivosidade lhes é mais fácil matar gente sem rosto.

domingo, 15 de agosto de 2010

Fields of gold

Em final de fim-de-semana,a calma da música...

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Quem elege o líder do Partido Pelos Animais?

SPA
Não há quem vá ao mato sem corda e é bem verdade. A acudir ao movimento pela defesa dos animais no Santuário de Fátima já existe um partido, o PPA - Partido Pelos Animais. Eu pensava que os ditos não votam, logo, não entendo quem terá eleito o líder do partido que representa os animais, e que por sua vez delega no porta-voz Paulo Borges as comunicações à imprensa.
É que este sr. aceita que as imagens que aparecem na net sobre maus tratos a animais no Santuário de Fátima não sejam de situações ocorridas no Santuário mas, e agora é que aparece o busilis da coisa: "... negando qualquer ataque à igreja católica e manifestando o desejo de que o santuário tome alguma iniciativa, como usar os seus “elevados lucros” para ajudar a construir um canil/gatil em condições. "
Afinal o que o PPA pela boca do sr Paulo Borges quer é uma estrutura de apoio aos animais, construída e sustentada pela ICAR e pelos seus fiéis seguidores, que doravante passarão a sustentar (também) a bicharada de 4 patas. Não é que tenha alguma coisa contra, mas revira-me os bofes quando vejo as voltas que deram, o achincalhamento da instituição e de pessoas até apresentarem publicamente o seu objectivo: construção de um canil/gatil pelo Santuário.
E se os animais filiados no PPA votaram nesta gente que busca notariedade à custa deles...já agora exijam aos seus líderes que, através da subvenção que o Estado (todos nós) pagamos ao partido, eles sim, construam canis/gatis de 5 estrelas e, se não for pedir demais, exijam também aos animais a quem mandataram que respeitem os seus semelhantes.

Virgens suicidas...


...que eles são. Hoje saiu um comunicado a lavar-lhes a imagem, na tentativa vã de relevar o veneno que, segundo a imprensa, foi destilado com honras de internacinalização. Virou-se o feitiço...

71º aniversário do Feiticeiro de Oz

Parece que ainda foi ontem que vi este filme...um dos tais que ficam na memória e no cantinho especial das recordações que se guardam com ternura.

Where...

Sons de um serão.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Intrigas!...


As intrigas chegaram (agora publicamente) ao Ministério Público e aos seus procuradores. Chegaram aos detentores do Poder Judicial, aos que deviam dar o exemplo de dignidade, educação, ética, cidadania, urbanidade, e tudo, e tudo, e tudo.

Se trabalhassem numa empresa privada, primeiro prestavam todas as informações necessárias à hierarquia, para que esta estivesse a par do desenvolvimento das suas funções, depois tinham que se mostrar solidários com a mesma e, se afirmassem pública ou particularmente falta de confiança na dita, estes senhores eram corridos, pura e simplesmente. Como são procuradores e estão afectos a uma estrutura paga pelos contribuintes, podem denegrir dentro e fora das fronteiras quem eles muito bem entenderem, que nada lhes acontece. Ao ponto a que chegaram os lobbies e as forças de pressão dentro da (in)justiça portuguesa, quando nem eles próprios se entendem. Não há palavras que consigam transmitir a indignação que causam ao adoptarem este tipo de comportamento além fronteiras. É uma indignidade!!!

sábado, 7 de agosto de 2010

Que confrangedor!!!...

j.jesus
Um raio d'uma equipa desorganizada, treinada por "uma loira" ridícula, que obrigou o clube a comprar por uma pipa de massa uma coisa à qual chamam "guarda-redes" que defende pior que eu a jogar matrecos. Enfim...até parece que não sou benfiquista, mas detestei ver a exibição daquela gentinha, que hei-de fazer?!
J.Jsesus a continuar assim, bem pode ir começando a despir as vestes que lhe foram emprestadas pelo seu "homónimo", porque vai deixar de ser todo-poderoso, ai isso vai!

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Não concordo!...

roubada daqui
É coisa com que não posso concordar, com o aumento do pão. Há famílias numerosas que, não se alimentando essencialmente de pão, o consomem em quantidade, aliás, todos nós o consumimos porque faz parte da nossa cultura, acompanha a maioria das refeições do nosso povo. Agora vai subir ao sabor das intempéries que avassalam os países nossos fornecedores. É um grave revés para a parca bolsa de muitos reformados e de gente com rendimentos mais baixos. Não creio que esta posição traga aumento de lucros às padarias e/ou panificadoras, porque a par com o aumento vai diminuir a procura, olaré!!!...

Um big investimento...

roubada daqui
...de uma economia cada vez mais emergente. O Governo Chinês prepara-se para comprar o Liverpool, sendo que esta é só uma pequena peça do seu vasto plano de investimento global. É bom que daí advenham proveitos para os países nos quais se prepara para investir. Por cá sempre podia investir no turismo, ou noutro segmento relevante da nossa economia, sim porque as lojas "da marca" já proliferaram mais que os cogumelos.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Pela noite dentro...

Uma distração permanente, a música...

Veremos...

é esperar e...sentados

...o que dá o processo de burla contra os ex-gestores da "Afinsa". Se calhar em nada, por cá as montanhas levam anos a parir e quando chegam a vias de facto aparecem ratitos microscópicos. A burla, normalmente, sobra é para os contribuintes que pagam estes mega-processos. Enfim, esperemos para ver e ouvir, calmamente, qu'inda agora começaram as férias judiciais...