sábado, 19 de fevereiro de 2011

O Inverno e o mar...

Baleal (Peniche)
Praia da Consolação (Peniche)
Nau dos Corvos (C. Carvoeiro)
C. Carvoeiro
Portinho da Areia
Portinho da Areia
Fotos captadas em 18/02/011

Porque tem havido temporal na nossa costa, um grupinho foi ver o mar. Mesmo assim, ontem ainda se faziam sentir vestígios do mau tempo. Começamos por fazer a travessia até ao Baleal a correr, porque apanhamos maré-baixa, não fosse o mar lembrar-se de ficar gordo de repente e deixar-nos presos na ilha. Sim, porque o mar de vez em quando "vareia", não há que fiar no "gaijo"!...
Na praia da Consolação, o vento era tanto que o carro abanava. Ainda saímos para espreitar cá para baixo ao vivo e a cores, mas...respeitinho!
No Cabo Carvoeiro o vento também era um inimigo a ter em conta, abrir guarda-chuva foi mentira, corria-se o risco de voarmos com ele, lá tivemos que levar com uns pingos bem grossos e frios. Para além disso, as nuvens densas não deixaram ver a Berlenga.
Por fim, lá fomos visitar a nossa prainha de estimação - Portinho da Areia - e... desilusão! completamente descarnada de areia e o muro danificado da forte ondulação que se fez sentir. Haverá que reparar a praia, retirando o excesso de calhaus transportados pelo mar e recolocando areia, p'ra já, para que a prainha não perca o seu nome, depois porque é realmente um local ameno no Verão.

Ah! Não viemos embora sem trazermos os docinhos típicos de Peniche "os ossos" - sendo que o seu nome provém de uma lenda que um dia contarei- e que são uma delícia!

Sem comentários: