terça-feira, 1 de dezembro de 2009

1º de Dezembro- Restauração

Hoje é feriado. A propósito deste (e de outros) feriado, tentei sempre que os meus alunos compreendessem a razão da sua existência. Na penúltima vez que peguei numa turma de 1º ano de escolaridade, na véspera deste dia, toca de tentar explicar a crianças pequenas, que não têm grande noção temporal, que há muitos anos Portugal era governado por reis e que ao rei sucedia sempre o seu filho varão (e lá explicava as implicações deste "palavrão"!). Ora (continuei), tivemos um rei (D. Sebastião) que morreu numa batalha no norte de África e não deixou filhos. Sucedeu-lhe no trono o Cardeal D. Henrique, que como era padre, também não tinha filhos e também morreu. Então, apareceu o rei de Espanha que disse que tinha direito ao trono porque ainda era primo de D. Sebastião. Então, quem é que vocês acham que ficou a governar Portugal?
- Foi o rei de Espanha profª! responderam em uníssono.
Até aqui tudo bem, eu tenho a mania de falar com as mãos, os braços, com bonecos, e os fulanos estavam a seguir a estória da história de olhitos arremelgados.
-Pois é, continuei, esse rei espanhol chamou-se Filipe I e fez-nos montes, montanhas de promessas. E tivemos mais 2 reis, um foi Filipe II e por fim o Filipe III, mas este último não cumpriu nenhuma promessa do avô, antes pelo contrário, mandava levar tudo o que podia do nosso País para Espanha e nós por cá ficávamos com muito pouco. Se a profª fizer uma promessa e não cumprir, vocês ficam contentes?
- Nããão!...responderam todos.
- Pois, então os portugueses também andavam muito zangados com o rei espanhol que mandava em Portugal.
Continuando...Olhem lá, e vocês acham que o rei de Espanha conseguia estar em Portugal e Espanha ao mesmo tempo?
- Nããão! disseram em coro.
- Pois não alunos, têm razão. E sabem quem mandava em Portugal, em vez do rei de Espanha, mas mandados por ele?
-Não!!!
-Pois olhem, um, era um traidor português chamado Miguel de Vasconcelos, a outra era espanhola, uma espécie de bruxa má, alguém sabe como se chamava?
Responde-me o António, pondo o dedo no ar: - Eu sei profª!
Claro que fiquei surpreendida, estavam tão entusiasmados enquanto eu contava a estória, que para mim era sinal que nunca a tinham ouvido.
-Ah! sabes Antoniovski (era como eu lhe chamava com carinho, e quando queria "entrar" com ele!)? Então diz lá como se chamava essa bruxa má mandada pelo rei de Espanha?
- Era a Manuela Ferreira Leite, profª!
Fiquei estarrecida! Depois entendi que o "canito" ouvia os comentários dos pais lá em casa, bravos com a ministra das finanças!
Claro que tive que fazer a respectiva correção ao raciocínio do "canito" e continuar a contar a estória até ao momento da restauração.
Para mim a estória deste dia também fez história, porque a partir do 1º de Dezembro de 2004, passei sempre a associar MFL à duquesa de Mântua e, claro, não consigo esquecer a cara do António, feliz da vida por conseguir responder com sucesso à pergunta do dia!!!
PS: Quando MFL foi eleita como presidente do PSD, lembrei-me logo do episódio e, comentei cá em casa: -Olha, a duquesa de Mântua ressuscitou mais uma vez!...

2 comentários:

afigaro disse...

Ah!..a estória da história.

afigaro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.