quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Cavaco, o íntegro(?)



Comecei a exercer a docência em 1975, logo após o 25 de Abril. Vivi a turbulência de 1974 ainda a tirar o curso. Com a chegada da democracia, a abertura de novos horizontes para os jovens e do País ao exterior, esta nova era parecia fazer com que o País fosse mais luminoso, mais alegre. Apesar da mudança de regime, para exercer a profissão, o meu pai ainda teve que me emancipar (a maioridade só se atingia aos 21 anos e eu tinha 19), tive que apresentar nos serviços um certificado de "bom comportamento moral e civil", para além do "atestado de residência" passado pelo então presidente da Junta de Freguesia de Ourém. Escapei por um triz à "declaração anti-comunista".
Cavaco Silva, bem mais velho que eu, aprendeu a prestar declarações de livre vontade, que fizeram dele na altura um indivíduo bem visto e de carácter íntegro junto da PIDE. Hoje, ao ler-se esse documento, o seu carácter assemelha-se mais ao de um bufo ou de um falso moralista.
«O sogro casou em segundas núpcias com Maria Mendes Vieira com quem reside e com quem o declarante não priva.»

4 comentários:

Carlos Gomes disse...

Gostava realmente de saber a razão porque não julgaram os agentes da PIDE/DGS...

maria mar disse...

Alguns fugiram, outros ficaram por aí, envergonhados mas fazendo como os caracóis em dias de humidade: pondo os corninhos cada vez mais de fora até acharem que os outros pensam que sao gente idónea, mas realmente prender, prender, nao prenderam...Se calhar para não darem prossecução às mesmas atitudes que esses carniceiros tiveram.

Carlos Gomes disse...

Que eles ficaram por aí todos nós sabemos. Muitos foram detidos para depois serem libertados ou ser-lhes dada a possibilidade da fuga. Mas, naturalmente, não se pode condenar sem julgar e o actual regime não julgou... será porque, pese embora a possibilidade deles virem a ser condenados, haveria o risco de se vir a a produzir revelações comprometedoras nomeadamente para muitos "santos" da democracia?
Estou absolutamente convencido de que o julgamento isento dos agentes da PIDE/DGS traria revelações bem mais interessantes do que esta em relação a Cavaco Silva. Mas era capaz de produzir muitos estragos!...

maria mar disse...

Teria sido uma espécie de Wikileaks antecipado! Sabiam certamente muito que não convinha ser revelado, mas também seria denunciada muita gentinha que ninguém imaginava que fosse "bufo", e olhe que ainda hoje pelo menos os mais velhos não lhes perdoam.