quarta-feira, 11 de setembro de 2013

O sistema....

 
No momento, a grande moda nas redes sociais é apelar à abstenção como forma de luta, como se fosse um cartão vermelho apresentado à classe política. Circula, aliás, nas referidas redes, um vídeo em que o Bastonário da Ordem dos Advogados - Marinho Pinto, apela à abstenção como acto revolucionário. Para que esta revolução se concretizasse, só se a abstenção fosse mesmo geral e efectiva pois, pelo que me é dado concluir através da análise da Constituição da República, o sistema protege-se a si mesmo. Por exemplo, o Artº 126, ponto Um, diz que "Será eleito Presidente da República o candidato que obtiver mais de metade dos votos validamente expressos, não se considerando como tal os votos em branco." Assim, nas últimas presidenciais, num universo de 9.435.050 eleitores, houve 4.431.849 votantes, foram registados 4.157.543 votos validamente expressos, revertendo 2.209.227 para o sr. Silva e os restantes para os 3 outros candidatos. Podemos, pois, concluir que, com uma abstenção de 53,5% o sr. Silva foi reeleito pela maioria da minoria dos portugueses. Nas últimas legislativas e autárquicas, a média de abstenção rondou os 40%, o que também já não é pouco!... Percebo que com o meu voto não estarei somente a viabilizar um governante, um governo ou um autarca, mas a mandatar lobbies que mandam nos políticos, ao contrário do que diz o Artº 80 al. a) da CR que prevê a "Subordinação do poder económico ao poder político democrático", e fico brava! mas entendo (ainda entendo assim!), que não é com a abstenção que fico com menos peso na consciência, uma vez que deixo os outros decidirem por mim,  nem é pela abstenção que consigo evitar que as eleições se cumpram, embora creia que, se a abstenção for claramente superior a 50% nestas autárquicas, será um sério aviso aos políticos e aos partidos.

2 comentários:

Kruzes Kanhoto disse...

A abstenção resulta, em parte significativa, da existência de quase dois milhões de eleitores fantasma. A continuarmos a este ritmo não tarda que um destes dias existam mais eleitores do que residentes...

mlu disse...

Com a minha abstenção, por enquanto, eles não contarão mas há cada vez mais gente a desistir, pelo desencanto! Estamos um país triste!

Beijinhos.