quinta-feira, 29 de julho de 2010

Touros ou raiva?...

touro de fogo
A independência da Catlalunha tem-lhe sido sucessivamente recusada pelo governo de Madrid, vai daí, num gesto de afirmação sabe-se lá de quê, o parlamento local acabou com a tradição da tourada. Pena dos bichos? - Nah!!! foi simplesmente um gesto político, de vingança contra Espanha, além de ser um atentado de 500 milhões contra a economia local. Já agora, que raio de gesto é este que acaba com a tourada, mas não acaba com os "touros de fogo", será por ser tradição catalã? Sofrem menos os animais??? Cinismo puro e duro.
Este gesto de proibicionismo local, subscrito por cento e oitenta e tal mil assinantes, ignorando uma realidade de seis milhões de habitantes, é realmente sinónimo da democracia local e não deixa de me fazer pensar que não gostaria nada de ser Catalã!...

4 comentários:

docanga disse...

Sou a favor dos direitos
dos animais. Mas, terminar
com touradas... Uma arte,
e que arte. É coragem e
sabedoria.
Pensando assim, vamos acabar
com a carne nos talhos. Os
animais ao serem abatidos
para nosso proveito também
sofrem.
Enfim! Não dá para interpretar

mlu disse...

Uma decisão pode levar a outra! Ao longo da História, as tradições não acabaram todas ao mesmo tempo. Não me preocupam as razões políticas desta votação nem as suas consequências económicas porque todas as grandes mudanças têm custos.
Quando houver festa de touros sem maus tratos eu prometo que vou ver. Gosto da cor, da música, dos cavalos...

Bjoca

afigaro disse...

Nunca fui adepto dos touros de morte. Uma tourada à portuguesa é linda, tem tradição e é ao mesmo tempo um pouco da nossa cultura.

maria mar disse...

Touros de morte tb nao sou adepta e, na tourada, o que menos gosto de ver é o touro ser picado. Aprecio, no entanto, toda a restante arte e bravura do homem do cavalo e do touro.