sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Ourém - Projecto Eco-Escolas









Ourém esteve hoje no mapa nacional por uma excelente razão: foi o concelho que acolheu a cerimónia do Dia do Galardão Bandeiras Verdes, projecto virado para todos os estabelecimentos de ensino que nele quiseram participar, no âmbito da preservação do ambiente, e que este ano acolheu a participação de 1.073 estabelecimentos, que mostraram qualidade suficiente para serem considerados Eco-Escolas, num total de 207 municípios e quase 5.000 alunos envolvidos. A cerimónia oficial e entrega das bandeiras "Eco-Escolas" foi aberta pela ministra do Ambiente, Engª Dulce Pássaro.
O Parque Linear de Ourém esteve hoje bastante animado com circo, insufláveis, a presença da GNR montada, fazendo-se ainda representar com uma viatura e um barco, uma torre de "rapel" do exército na tentativa de "caçar" entusiastas para se alistarem mais facilmente, uma viatura com um simulador, mais tudo o que pelo cansaço não consegui ver. Um dia completamente diferente para imensos alunos provenientes de estabelecimentos de ensino da Maia, Ermesine, Seia, Gondomar, entre outros municípios que se fizeram representar e que me surpreenderam pela distância a que se deslocaram. Excelente iniciativa que dignifica culturalmente Ourém.

1 comentário:

afigaro disse...

Esta homenagem ao ambiente despertada para os adultos através dos alunos das escolas teve uma colagem exagerada de forças militares ou paramilitares. Há coisas que não devem ser misturadas e nos dias que vivemos há sempre oportunidade para tudo. Até pode haver um evento em que se discorde "da pescagem à linha" de elementos para o serviço militar. Que tal um dia para contestar a tropa neste cantinho à beira-mar plantado, que não necessita mais do que uma força de segurança bem organizada?...os "tugas" sentir-se-iam mais protegidos em termos de segurança e aliviados das "chorudas reformas, que o povinho vai pagando a alguns militares, para não falar de um serviço de saúde que esta "gentinha" tem diferente dos restantes portugueses. Há muita gente que levianamente torna a democracia efémera.Enfim!...