sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

O roubo nacional: liberalização do mercado dos combustíveis

"rapidinha"
Desde sempre me lembro das gasolineiras praticarem o mesmo preço por todo o País, sem diferenças de norte para sul, ou centro, do interior para o litoral. Quando surgiu em Portugal a possibilidade de liberalização do mercado dos combustíveis, os consumidores ficaram aliviados, uma vez que a lei da concorrência permite adquirir os produtos pela melhor oferta. Começou-se, no entanto, a verificar que a situação funcionou em sentido inverso ao que se esparava: a oferta era toda ela por igual, sem oscilações, o que para nosso azar permitia o inflacionamento generalizado do preço dos combustíveis. Está claro que o estado não interfere a não ser na cobrança dos impostos e, quanto mais caro venderam, mais o estado cobra. Mas... e aí está o busílis, esse mesmo estado criou um organismo para acompanhar este tipo de situações: a Autoridade da Concorrência. Parece que a Autoridade da Concorrência é mais uma instituição de sanguessugas, que servem para sugar o dinheiro dos seus vencimentos através dos impostos dos cidadãos, mas nada verificam porque claramente as gasolineiras funcionam em cartel, e isso está à vista de qualquer cidadão, mesmo dos que necessitam de usar próteses nos olhos, quer sejam para ver ao perto como ao longe. Até hoje, ainda não se viu qualquer parecer da AdC no que respeita à justificação dos motivos que levam este ramo do comércio a praticar o mesmo preço generalizado a todo o País.

O ACP pediu uma investigação sobre o mercado dos combustíveis em Portugal, que a AdC se recusa a fazer. Se nem o ministro da economia consegue perceber o preço dos combustíveis, como perceberemos nós? Como percebe o ACP? Pelos vistos, a Autoridade da Concorrência também não percebe, senão esclareceria mesmo sem qualquer estudo. Isto só me leva a concluir que se devem acabar com estes departamentos da treta que para nada servem senão para albergar sanguessugas! pagas por todos nós em tempo de crise e que dizem claramente que se recusam a trabalhar! Razão ao ACP em meu nome e penso que no dos restantes automobilistas.

4 comentários:

Rosa dos Ventos disse...

Eu só percebo que cada vez o depósito leva menos com 20 euros! :-))

Kruzes Kanhoto disse...

A julgar pelo uso que muita gente faz do automóvel, nomeadamente para deslocações curtíssimas dentro das cidades, parece-me que ainda não está suficientemente cara.

maria mar disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
maria mar disse...

Pois é KK, para esses está barata, mas para os que necessitam de se deslocar todos os dias em serviço e, até mesmo para os que de vez em quando gostam de ir fazer uma visita cultural aqui ou ali...está demais! E para mim o problema é a pouca vergonha, o bluff que adveio da liberalização do mercado dos combustiveis e por arrasto, a criação da AdC, que nada faz sobre o assunto e para nada serve.