quinta-feira, 10 de maio de 2012

Tapar o sol com a peneira....


Depois de, na semana passada os media informarem que estabelecimentos de ensino obrigatório e universidades não sentem o fenómeno do abandono escolar, quando tem havido inúmeras reportagens, principalmente no que respeita ao ensino universitário, sobre estudantes que se viram obrigados a abandoná-lo ou a frequentá-lo sem pagarem propinas, e ainda sobre o recurso destes alunos a elevado número de empréstimos e bolsas de estudo. Depois de haver notícias/reportagens sobre muitas crianças que chegam de manhã às escolas mal alimentadas, comendo uma qualquer papa à noite e sem pequeno almoço, esperando que sejam as insituições de ensino a ajudarem quem já não tem recursos para as suas crianças, o que acho aflitivo, surge agora o aviso sério proveniente do comissário para os Direitos Humanos do Conselho da Europa de que "a crise económica em Portugal está a gerar mais abandono escolar e há um 'risco real' de aumento do trabalho infantil".  
Pergunta-se: é necessário o aviso vir de fora para se dar às situações a importância que merecem? A sensibilidade de quem governa é inexistente e ineficaz? Claro que sim! isto é o resultado do "custe o que custar", da corrupção que privilegia determinadas classes e de quem à sua volta gravita, que movimentam influências a seu belo prazer, "custe o que custar" para estarem bem, em detrimento de quem os sustenta ou sustentou com os seus impostos.
Hoje surge a indignação dos presidentes dos municípios, a quem o governo quer roubar 5% do valor do IMI. Cortam-lhes na receita e nos proventos????...
Roubem até a vaca dar leite, quando a vaca secar de tanta ordenha...

Sem comentários: