quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Oh pá...

...olhem o que eu encontrei! Com caras mudadas, é certo, mas isso é fruto dos tempos e da imaginação do autor do blogue WEHEVEKAOSINTHEGARDEN, a quem de vez em quando peço umas imagens "emprestadas". LOL
Isto para dizer que não sei muito bem como é que se aprendia a ler neste livro, completamente condensado, sem brincadeiras nem tácticas ou técnicas de diferenciação pedagógica. Lembro-me de ter este livro e todos os irmãos dele, no tempo em que havia manual único e um livro por cada ano de escolaridade.
Lembro-me, também, que um dia estava por trás do meu pai a ler em voz alta o extinto "Século Ilustrado" e engasguei-me numa palavra.
-Que letra é esta?
E eu...nada!
-E esta?
E eu...boca!
Para surpresa do pai, juntava aqueles símbolos pretos todos, lia, mas...não conhecia uma letra!!!
No outro dia lá estava o pai em pânico, na escola, a falar com a profª Mariazinha, a dizer que eu ainda não conhecia as letras mas lia.
-Não me mexa na miúda, deixe-a andar, isso é um método novo!
Também não me lembro como foi, só sei que aprendi ler e escrever!!!
Hoje sei que utilizou comigo o Método Global, um dos mais trabalhosos, do qual só se começa a ver os efeitos desejados lá para a Páscoa.
À Prof Mariazinha, a minha homenagem onde quer que esteja.

3 comentários:

Rosa dos Ventos disse...

Na 3ª classe, creio que um dos primeiros textos falava do nosso fundador.
Depois de três meses de férias a saudosa D. Maria das Neves decidiu fazer um ditado não preparado (dantes era assim) que começava por:
"D. Afonso Henriques..." e eu bloqueei no H e ali fiquei em pânico sem conseguir desenhar a letra que tinha não sei quantas curvas...
Claro que ouvi um raspanete e ainda hoje desenho perfeitamente o H à moda do século passado! :-))

Abraço

maria mar disse...

Também eu (ainda)sei isso Rosa, e ensinar essas curvas todas tb nao é facil. E quando os alunos sao esquerdinos??? Ai!Ai!

Abraço

Rosa dos Ventos disse...

Calculo o que a professora Ana teria passado com o meu rapaz mais velho que era esquerdino! :-))

Abraço