quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Astérix, o Gaulês

Astérix comemora hoje o seu quinquagésimo aniversário. Não me lembro de ter lido as suas aventuras enquanto miúda, apesar de as suas obras terem chegado a Portugal cerca de ano e meio depois da 1ª publicação em França, talvez porque a sua encadernação, o material e o visual interior não fossem tão apelativos como hoje. Desforrei-me e, mais tarde adorei ler, a par com o meu filhote, muitas das histórias da BD de Astérix. Ainda hoje, de vez em quando, vou ali à estante e escolho uma aventura para reler, embora prefira outro tipo de literatura por companhia. Presentemente, tenho entre mãos o livro de que taaanto se fala.

2 comentários:

mlu disse...

Gosto muito de banda desenhada! Ando a ler uma história do Asterix em mirandês, um dos dialectos em que está traduzido. É giríssimo mas tem que ser lido devagar!
É pena que Uderzo não queira que continuem a série depois da sua morte. Tem pernas e asas para ser eterna mas... o autor lá sabe!

maria mar disse...

Falta-me realmente essa experiencia de ler o Asterix em mirandês, ou qq outro livro, mas deve ser giro.
kisss