sexta-feira, 21 de maio de 2010

Koisas ká do "pinsamento"

pensar
Há uns anos largos a esta parte andava com uma espécie de remorsos (só uma espécie!), por achar que não devia ter havido a uma certa revoluçãozita há 370 anos, que Portugal poderia ter mantido a sua nacionalidade e, com os devidos ajustes, fazer parte de uma união ibérica ou o que lhe quisessem chamar, achando eu que isso teria, pelo menos, a vantagem de nos dar mais peso e/ou poder enquanto união, perante o resto da europa. Quase nem me atrevia a dizê-lo, não me fosse aparecer algum nacionalista ferrenho pela proa, qu'isto da liberdade é muito bonito mas.....de vez em quando faz faísca.
Agora, verifico que há um estudo que revela haver cada vez mais gente (portugueses e espanhóis) partidários de uma união ibérica, isto é, cuja opinião converge com a minha. Ainda bem! já andava a pensar que, mais dia, menos dia, ainda me atacava algum complexo de burrice, daqueles fortes, que dão dinheiro a ganhar aos profissionais da psicologia!
Eh pá, esta malta lembra-se de cada estudo!... ainda me entusiasmo e aprendo a falar "espanholês" melhor que o nosso primeiro!...

;)

3 comentários:

Rosa dos Ventos disse...

Não te esqueças que somos o país da Europa cujas fronteiras estão definidas há mais tempo, há séculos.
Por alguma razão foi... :-))
Somos um País e uma Nação.
A Espanha é um País com várias nações, algumas até têm uma língua própria.
Esta é a minha opinião mas cada qual tem direito à sua e não passa a ser burro por isso... :-))

Abraço

Luís Maia disse...

Quanto á estatística não tenho dúvida que se há cada vez mais portugueses a achar bem a união ibérica é só porque ouvem dizer que os espanhóis ganham mais.

Não haverá mais nenhuma outra razão mesmo que seja de cariz histórico. Visto à distância não repugnaria uma união ibérica, com alguns dos princípios que norteiam a união europeia, mas não se pense que isso alteraria a nossa vida, do mesmo modo que a vida dos galegos não é comparável à dos catalães.

Antes de 1640 existiram outras situações de possível união ibérica, como por exemplo o nascimento de D.Miguel da Paz filho de D.Manuel e da herdeira de Espanha filha dos reis católicos que poderia herdar o trono ibérico.

Morreu ainda bébé, foi Deus que não quis, temos o nosso fado para cumprir

Paulo disse...

Cara amiga

Respeito a sua opinião mas não concordo com ela (Antes uma União Europeia confederada).
Na minha opinião nada teríamos a ganhar com tal união, a História já o demonstrou. Isto não invalida que não existam entre os dois países relações económicas fortes.
Em relação à sondagem ela vale o que vale, mas é natural que numa altura de crise económica haja menos amor em relação à pátria. Contudo, se a sondagem tivesse sido feita na última semana, depois de conhecida a diminuição dos salários em Espanha, talvez os resultados já fossem um pouco diferentes.
Para mim, Espanha como vizinha e amiga, chega-me.

Paulo Fonseca