sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Todos os badamecos podem multar!!!....


No passado dia 3o de junho tive de me deslocar a Santarém, onde passei grande parte do dia. Ao chegar, cerca das 10h, achei um estacionamento relativamente perto do shopping, junto a um terreno cheio de ervas, onde não vi qualquer sinalização específica (embora tivesse olhado em redor) que me proibisse ou condicionasse o estacionamento. E lá fui à minha vida. Cerca das 17h quando cheguei ao carro tinha um envelope pequenino preso num dos limpa pára-brisas, tendo pensado para com os meus botões "olha, os bruxos estão a ficar finos, já colocam a propaganda em envelopes!". Abro o dito cujo e, qual não é a minha surpresa, saiu-me de lá um papelito (do tamanho desses dos bruxos mas mais mal amanhado) que era uma multa de 4 €, assinado por um qualquer funcionário de uma empresa municipal de Santarém, que me informava (também!) que a zona de estacionamento era paga. No papelote constava a "entidade", "referência" e "valor" como em qualquer outro pagamento de serviços, mas deixou-me na dúvida se não seria qualquer forma manhosa de rapar dinheiro aos incautos, porque a zona era mesmo dúbia.
No dia útil seguinte fui para cumprir a minha obrigação de boa cidadã e a coisa não funcionou. Excelente, ainda mais dúvidas me deixou. Passados uns dias lá fui fazer nova tentativa e o multibanco caçou-me os malditos 4 €. Em Agosto, leio no Mirante que estas cobranças se estavam a processar por ordem da CMSantarém com delegação de competências para o efeito na empresa municipal STR-URBHIS, sem que a situação constasse dos respectivos estatutos da empresa e sem que os funcionários tivessem formação para o efeito, o que tornava o acto numa completa ilegalidade ao quadrado. Fiquei tão brava, que jurei a mim mesma que não pagaria mais fantochadas destas e que só reconheceria a autoridade para me identificar e/ou multar à PSP ou GNR. É o que farei e, da próxima vez que for a Santarém e me calhar um imprevisto destes, não quero saber se os funcionários já têm ou não formação, se esta foi feita tipo "curso relvas", se a empresa já tem os estatutos legais ou não, a câmara que desconte no que eu paguei ilegalmente, ou então devolvam-me a quantia com os rerspectivos juros, JÁ!!!!....
Aliás, essa câmara é um poço sem fundo, bem pode continuar a roubar os cidadãos que por lá residem ou passam que de nada lhe serve, o buraco que Moita Flores deixou é demasiado fundo e negro, acrescido ao facto de continuarem a pagar serviços externos a (ex?)familiares dos decisores, por falta de tempo dos trabalhadores do município, pasme-se!!!...Aqui não funciona a lei dos compromissos, só pode!....
Ah! já agora, porque não caiu a justiça em cima do município quando a marosca das multas ilegais foi denunciada pelos media????

Sem comentários: