segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Ourém/Le Plessis-Trévise

Escultura executada pelo sr. Pereira, natural da fregª de Atouguia, conc. de Ourém, e residente em Le P. Trévise, a partir de um tronco queimado no incêndio do concelho, leiloada pelo valor de mil e duzentos euros e gentilmente cedida ao município de Ourém pela D. Mª José Órfão, natural de Alcobaça e membro da Instituição Robert Schumann.
 
Ourém está geminada com Le Plessis-Trévise, desde 13 de Junho de 1992, sendo que esta cidade acolhe uma comunidade de emigrantes portugueses ali residentes e bem integrados. Aquando da comemoração dos 20 anos de geminação e, a convite do município francês, o actual  presidente da Câmara Municipal de Ourém fez questão de ali se deslocar, no sentido de fortalecer os laços de amizade e fraternidade que ligam os dois municípios. De lá trouxe uma promessa de ajuda ao concelho, traduzida numa campanha  de angariação de fundos que a comunidade de emigrantes da região e a Câmara Municipal de Le Pléssis-Trévise  iriam levar a cabo para ajudar as vítimas dos incêndios em Ourém. Essa promessa tornou-se realidade no passado Sábado, em cerimónia que decorreu no Centro de Negócios de Ourém, com a entrega de um donativo no valor de cerca de sessenta mil euros pelo representante do município de Le Plessis Trévise, assim como por emigrantes em representação do Clube Robert Schumann, parceiro nesta angariação, sendo que alguns dos presentes têm as suas raízes neste concelho. É a solidariedade do município geminado, bem como dos portugueses que estão longe, a funcionar em prol dos que tiveram o azar de serem fustigados por tão grande flagelo. Nesta cerimónia, foi assinado um protocolo para utilização da verba em favor das freguesias atingidas.

1 comentário:

mlu disse...

Muito bem! Os nossos emigrantes não se esquecem do seu "cantinho" e as comunidades geminadas funcionam, como se vê, na preocupação recíproca e na solidariedade!


Bjinhos.