quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Mais uma baixa humana...

imagem do jornal "A Bola"
 
Faleceu hoje outra bombeira, outros três bombeiros ficaram gravemente feridos, mais dois feridos ligeiros nas últimas 24h, no combate a essa praga que flagela o país, agora na Serra do Caramulo. É a quinta vítima ao serviço do voluntariado, neste ano. Não é só a prevenção que vai mal, sendo que o Estado é o primeiro a descurar os seus "feudos". Há mais alguma coisa que não vai bem e que as populações e os bombeiros começam a denunciar.
 
Carta de um bombeiro para o Ministro da Administração Interna
Gostaria que V.Ex.ª. explicasse a esta gente de coragem que a culpa foi do vento, que tudo o que de mal tem acontecido a estes operacionais é culpa “das mudanças de vento”, que não há negligência no comando das operações, que todos os operacionais tem o equipamento exigível pela legislação de segurança no trabalho e que os bombeiros são regularmente inspeccionados pela Autoridade para as Condições no Trabalho e que lhes é disponibilizado tudo quanto lhes é legalmente exigível. Contudo Sr. Ministro, V.Ex.ª. sabe perfeitamente porque os bombeiros não são inspeccionados pela ACT, porque esta foi a forma que V.Ex.ª encontraram para escamotear a realidade da insegurança e falta de condições de trabalho destes homens e mulheres, da falta de inspecções médicas e provas de robustez física legalmente exigíveis a qualquer trabalhador, mas não aos bombeiros.
Mas acima de tudo Sr. Ministro, eu gostaria que V.Exª se ajoelha-se perante a filha de quatro anos que deixa esta mãe, e que lhe contasse que a mamã faleceu porque o vento mudou de direcção e que ninguém tem responsabilidade. Sabe Dr. Miguel Macedo, eu tenho dois filhos, um de oito anos e outro de três, e pelo que conheço das crianças de quatro anos, geralmente são muito perspicazes, pelo que creio que não teria a menina de quatro anos dificuldade em compreender a história, o que teria certamente é dificuldade em acreditar nessa história que V.Ex.ª e o respectivo comando das operações daquele T.O. tentou impingir aos adultos.
Publicado em por O Povo Ordena


A todas as famílias dos bombeiros falecidos,
 a todos e todas que estão no terreno e que dia a dia lutam anonimamente pelo bem estar das populações, a minha mais sincera solidariedade.
mariamar

Sem comentários: