domingo, 21 de março de 2010

Talvez...

imag. in portalsaofrancisco.com
...agora os partidos consigam chegar a bom porto, com o raio da responsabilização dos pais pelos actos dos filhos nas escolas. Se os pais são responsáveis sempre que estão com os filhos, porque é que deixam de o ser quando os depositam na escola? Já farta, tanto desvario dentro dos estabelecimentos de ensino sem haver responsabilização das famílias. A escola está enquanto transmissora de saber, de uma forma dinâmica e interactiva, enquanto dinamizadora de boas práticas de estudo, de pesquisa, de enriquecimento humano. A escola não pode nunca substituir-se à família e, infelizmente, é isso que os pais pretendem no dia-a-dia. Aos professores toda a responsabilidade sobre os actos dos alunos na escola, aos pais o alívio de saberem que os filhos estão entregues. Aos professores, para além de ensinar cabe educar na íntegra, porque aos pais cabe fazerem finca pé, para que os meninos em situação alguma sejam contrariados e não corram o grave risco de ficarem traumatizados. Como se a vida não fosse cheia de contrariedades. Como se os professores a quem todos os dias confiam os filhos, fossem os culpados da falta de educação dos seus rebentos.

Há pois que dizer "BASTA" a este sistema que exige demasiado da escola e aligeira os encarregados de educação do que lhes compete (mas não conseguem!): EDUCAR! e responderem pelos desmandos dos seus (des)educandos.
Está na altura de alterar o Estatuto do Aluno, que mais não é que que um documento que fomenta a permissividade para com os alunos que não cumprem, em detrimento dos que o fazem. O poder legislativo que trabalhe nesse sentido, pois já vai sendo tempo. Há demasiadas agressões dentro das escolas para que se continue a assobiar para o lado e se ache tudo isso normal.

2 comentários:

Kruzes Kanhoto disse...

...e os que não estão lá para estudar vão mas é trabalhar!

mlu disse...

Anteontem já era tarde! Vejam se "acordam", pais!

Bj.