quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Multas no ensino....



Foi ontem publicada em DR a nova lei que responsabiliza os pais e/ou encarregados de educação pelo comportamento dos seus educandos, cortando o apoio social a alunos que dele usufruam ou com multas que podem ir dos 13 aos 79 €. As causas dos cortes e multas podem advir da não matrícula do seu educando, falta de frequência e/ou assiduidade e pontualidade. Os pais/encs de educação ficam ainda obrigados a comparecer na escola quando os filhos/educandos atinjam metade do limite de faltas injustificadas ou em caso de audição obrigatória devido a procedimento disciplinar, ou ainda devido á realização de medidas de recuperação.
Por questões morais, todos os pais e encs de educ. deveriam ter o cuidado de acompanhar de perto o percurso escolar dos seus filhos/educandos uma vez que estes não pediram para vir ao mundo, mas também todos sabemos que assim não é porque os pais trabalham e delegam na escola responsabilidades que lhes competem. Também acredito que muitos desses pais/encs de educ. desconheçam que o seu educando está a faltar, ou esteja com problemas graves no âmbito escolar. Por outro lado, muitos não têm os conhecimentos necessários para fazerem o acompanhamento escolar dos educandos em caso de derrapagem dos mesmos. De qualquer forma, no meio de tanto desemprego e miséria social que grassa por aí, gostaria que me explicassem como se vão fazer este tipo de cobranças.
No tempo do "Unha Grande" (e até durante alguns anos depois do 25 de abril) os profs eram obrigados a  comunicarem o absentismo reiterado à GNR, esta ía a casa do enc. de educ. tomar conhecimento das causas que levavam a este tipo de comportamento, caso não fosse por doença (e a maioria das vezes não era, iam ajuadr os pais com as culturas sasonais ou outras tarefas), convencia os pais a mandarem os seus filhos à escola, bastando muitas vezes a ida dos agentes à porta da residência para intimidar os pais a cumprirem a lei. Se persistissem era-lhes retirado o abono de família pela Segurança Social. É evidente que os alunos nestas condições eram provenientes de familias carenciadas a quem faziam falta todos os "tostões", como tal no outro dia lá estava o aluno na sala de aula. Depois passou a não acontecer nada, agora vai-se do zero (não do oito!) ao oitenta, com muitos pais sem dinheiro para pagar, inclusivé, o transportes dos filhos! Veremos no que vai dar!!!... 

1 comentário:

mlu disse...

É preciso responsabilizar pais/enc. de educação mas isto vai ser muito complicado! Eu acredito que há famílias que vão deixar de ter condições para mandar os filhos à escola!

Bjs.