segunda-feira, 9 de novembro de 2009

S.Martinho

o bicho nao convive bem com o flash...é normal
fotos: me

Começou a tradicional feira de S. Martinho na Golegã. Esta feira tem a particularidade de "conter" a 34.ª Feira Nacional do Cavalo e 11.ª Feira Internacional do Cavalo Lusitano.
Para além das actividades culturais agendadas, é também aqui que se (re)encontram os criadores nacionais do famoso cavalo Lusitano para o comercializarem a nível mundial.


Sendo esta a feira de referência dos ribatejanos, lembro-me quando em miúda ali me deslocava com os meus pais, dos meus olhitos ficarem presos nos brinquedos que eram lindos porque diversificados, multicolores e alguns enormes...
Eram (e são!) tantas tendas, com tantos, tantos brinquedos, que eu nem sabia muito bem para onde olhar, parava para ter tempo de ver tudo, completamente extasiada. Não me valia de nada fazer birra e gritar que queria este ou aquele, mas sempre vinha com uma coisinha para casa, nem que fosse uma bolinha feita de serradura, muito colorida porque forrada com diversas cores de papel de prata, presa a um elástico fininho para servir de ioiô. Sim, porque dantes não existia a "Toys 'R' Us" nem outras "megastores" de brinquedos como hoje, havia sim,muitos brinquedos feitos por nós e poucos comprados pelos pais.


A feira era também para ver o avô "Manel F." (que dominava completamente a arte equestre), guiar as equipagens do Dr. Maltez (pai), com 2 e 3 parelhas atreladas. Para o ver ficar danado com os cavaleiros que montavam de cabeça descoberta. E já cá não está para ver os que vão a fumar ou a falar ao telemóvel enquanto montam; sim porque era homem para se passar e dar uma palmada nos quartos traseiros do animal, com um grito de incitamento para o bicho escoucinhar e assustar estes cavaleiros trongos, porque entendia, com toda a razão, que o cavalo como animal nobre que é, merece a atenção e respeito de quem carrega no lombo.
Memórias de uma ribatejana que, ao visitar a feira de S. Martinho, abriu uma janela sobre a infância e as saudades de lidar com cavalos! Melhor que lidar com alguns humanos.

1 comentário:

mlu disse...

E era bem pregado o susto, pelo avô Manel!!!Alguns bem o mereciam.
Eheheheh!

bj.