quinta-feira, 27 de agosto de 2009

No jardim do Imperador Jardim

Afinal a possibilidade de se colocarem espiões nos serviços estatais, autarquias, and so on, já começou a incomodar. No arquipélago da Madeira legislou-se à pressa para que, por lá, a "espiolhagem" aos serviços seja remota. "A não ser que os espiões sejam para fiscalização política e não para defesa do Estado" afirma o Imperador Jardim. Onde já se viu incomodarem um Imperador desta maneira? investigarem-lhe os serviços? e os comp... e os fav...? e as off...?Nem pensar!!!

Gosto de literatura policial, daí o parecer-me bem a "ideia" dos espiões ou outro qualquer nome que lhes queiram "prantar", dado entender que seria bom alguém a fiscalizar/verificar/espiolhar certas pessoas e/ou serviços comandados por e para alguns. Essa fiscalização, na minha perspectiva, seria tão somente para, em defesa do Estado que somos todos nós, evitar os abusos e actos de corrupção. Sem perseguições, é evidente, mas com actuação judicial e/ou fiscal compatível e, aqui é que, possivelmente, pelo andar da carruagem...o sistema emperra.

"Quem não deve, não teme" mas pelos vistos no que ao seu jardim respeita, o Imperador teme-se de algo ou de alguém e, age de imediato, "não vá o diabo tecê-las...", "mais vale prevenir...que remediar"!
Razão tem o Povo em muitos dos seus adágios.

2 comentários:

Unknown disse...

Mas acredita mesmo na teoria do bom selvagem?

Acha que uma ferramenta tão poderosa como a espionagem é para ser usada dentro dos bons princípios da ética? Eu não.

No conceito de hoje, os "maus" são os que fogem ao fisco, como em outras circunstâncias podem ser os que conduzem actividades subversivas de vária ordem. Ora serão os sindicalistas que minam a sociedade com greves e protestos, ora os funcionários que não veneram o chefe, ora os cidadãos menos respeitosos que "caluniam" o governo, ora os políticos de outros partidos porque querem destruir a estabilidade.

Depois do caso Charrua, mesmo em democracia fiquei convencido da "utilidade" dos espiões, bufos e outros do género.

É só preciso um bocadinho de criatividade, que as ferramentas estão lá.

maria mar disse...

Olá João!
Se reparar, o texto é ironico. Gostaria, isso sim, que houvesse forma de acabar com essa coisa chamada corrupçao. Essa praga grassa por todo o lado, independentemente de cores partidarias, credos ou meios sociais. Todos ouvem falar dela mas, quando chega a hora da verdade...ninguem viu, ninguem sabe de nada.
Não tenho mts ilusões sobre a exterminaçao dessa serpente pluricefala, mas lá que gostava de ver acabar muitas situações de estupida injustiça, lá isso gostava. Enfim...sonhos...
Ah! quanto ao "homezito" da Madeira,...é pq simpatizo mt com ele, com os seus discursos, posturas e baboseiras...
cumps